Aplicação realizada de forma correta evita infiltrações e corrosão de armaduras nas lajes
Para evitar que ocorram problemas graves em sua laje, como corrosão de armaduras e infiltrações, é preciso garantir que a impermeabilização de lajes expostas seja feita de maneira correta.
“Os transtornos podem ser enormes, pois as infiltrações podem estar sobre móveis, aparelhos eletrônicos que se deterioram com a presença de água, podem estar também sobre veículos ou tapetes que irão se manchar pela presença de produtos cimentícios carreados pela água que infiltrou pela laje”.
No caso de lajes expostas que são acessíveis a veículos, de acordo com Marcos, existem duas opções de impermeabilização: a impermeabilização com manta asfáltica de 4 mm ou a impermeabilização a base de membrana líquida de poliuretano. Já no caso de coberturas não acessíveis a veículos, o engenheiro indica utilizar o sistema com a manta asfáltica de 3 mm, a membrana de poliuretano ou até mesmo impermeabilizações a base de pinturas líquidas, desde que nesse último sistema o tráfego de pessoas seja restrito – nos casos em que as lajes não acessíveis.