Por que você precisa limpar os painéis solares?
A Manutenção limpeza conservação painéis solares será mesmo vital, vamos tratar um pouco desse assunto, como segue. Se você possui um sistema de energia solar residencial instalado, seus painéis solares na grande maioria das vezes são planos, inclinados e no telhado.
Com que frequência você limpa seu telhado? Talvez nunca seja a resposta mais assertiva. Por que isso? Ouvi você dizer: “Não é para isso que serve a chuva?” Essa é a mesma lógica para os painéis solares também.
Na maioria dos casos, você não precisará limpar seus painéis solares com frequência, se houver. Afinal, qualquer coisa que acumule sujeira neles (por exemplo, poeira ou pólen) será lavada na próxima vez que chover.
Existem algumas vezes que pode fazer sentido limpar seus painéis solares. Se houver muitos excrementos de pássaros em seus painéis, a chuva pode não lavá-los com muita facilidade, portanto, é uma boa ideia limpá-los.
Além disso, se você vive em um estado propenso a secas – ou, se chover, é apenas uma chuva muito fraca e enevoada, pode ser necessário limpá-las de vez em quando.
Sujeira, detritos, pássaros
Sujeira e detritos afetam a eficácia de seus painéis solares? E se sim, quanto? Bem, sim e não. E não muito. Sim, sujeira e detritos podem afetar a quantidade de luz solar que passa para converter a luz em energia.
Mas, a quantidade em que a eficiência é reduzida é mínima – talvez 5% ou menos. E, com um sistema solar típico de 5kW, isso pode significar aproximadamente R$ 100,00 de perda na sua conta de energia.
Geralmente, mesmo se estivermos falando de áreas com seca, eventualmente quando chover, tudo será lavado e talvez nem valha a pena lidar com o incômodo de limpá-lo.
Mas uma dica geral para limpeza, é de pelo menos uma vez por ano para que você possa aproveitar ao máximo o que eles podem oferecer a você.
Numa simples analogia, de quanto em quanto tempo você lava seu carro ou moto, pois bem, depois de algumas semanas sem lavar o carro, qual o estado geral dele? Pois é, seu carro ainda esta em movimento, facilitando que a poeira seja arrancada da superfície.
O mesmo vale para a chuva, a movimento serve quase como uma jato de agua, no painel solar posicionado fixamente em algum lugar não há nada disso.
Quando fazer a manutenção da placa solar?
Em média, a manutenção preventiva da placa solar, que consiste basicamente na sua limpeza e verificação de possíveis defeitos, deve ser realizada uma vez por semestre. Porém, caso a placa fique muito exposta a fatores como poeira, poluição e até mesmo fezes de pássaros, esse intervalo pode ser reduzido para evitar que o equipamento perca a sua eficiência.
Manutenções corretivas
Além da manutenção preventiva, pode ser necessário realizar manutenções corretivas, que nada mais são do que aquelas que buscam solucionar pequenos defeitos apresentados pelas placas solares. Esse tipo de manutenção deve ser feita sempre que o equipamento apresentar qualquer sinal de que não está funcionando adequadamente, a fim de evitar que o problema se agrave e possa comprometer todo o sistema de energia solar.
Manutenções emergenciais
Existem casos em que pode ser necessária uma manutenção emergencial para recuperar as placas solares. Isso ocorre quando elas param de funcionar de repente por razões conhecidas ou não. Nesses casos, o recomendado é acionar com urgência um profissional especializado na manutenção de placas solares para que ele avalie o problema e possa oferecer a melhor solução disponível.